Localizado no Módulo Principal > Menu Sistema > Configurações > Aba Locação
Configurações padrões do módulo locação ou as mais utilizadas, aonde essas informações irão previamente ser preenchidas nas configurações de imóveis e contratos novos no modulo de locação.
Importante ressaltar que essas opções poderão ser alteradas se houver necessidade diretamente na aba de configurações do imóvel ou contrato.
Índice Reajuste Locação : Índice padrão para reajuste dos contratos.
Tipo padrão de agenciamento : Forma de negociação de um valor integral ou parcial entre imobiliária e proprietário, referente a custos da negociação do imóvel. Geralmente cobrado na primeira parcela.
Percentual padrão do agenciamento: Percentual ou valor de agenciamento que será utilizado no imóvel.
Nº de parcelas padrão do agenciamento: Quantidade de parcelas em que o agenciamento será divido. Lembrando que, se informado o nº de parcelas, o agenciamento será parcelado a partir da primeira parcela total, ignorando a parcela proporcional.
Padrão do contrato: Tipo de contrato frequentemente utilizado.
Repassar Multa/Juro: Repassa os valores de multa/juro ao beneficiário.
Valor Honorário sobre Multa/Juro (%): Utilizado para cobrar uma taxa de administração em cima dos valores de multa/juro repassados.
Período garantia (Meses): Opção disponível somente quando definido o padrão de contrato garantido. Define a quantidade de meses que a imobiliária garante o aluguel.
Formato padrão dos Honorários: Define o formato padrão dos honorários escolhendo entre percentual ou fixo.
'Honorário Padrão Locação: Informar qual é o valor do honorário/taxa de administração cobrado do beneficiário para administrar o imóvel mensalmente.
Cobrar multa: Define se será cobrado multa por atraso.
Valor da multa (%): Define o percentual padrão da multa, caso habilitada.
Cobrar Juros: Define se será cobrado juros por atraso.
Valor dos juros (%): Define o percentual padrão dos juros, caso habilitado.
Carência (Dias): Utilizado para informar quantos dias de carência serão permitidos antes de inciar a cobrança de multa e juros.
Juros de transferência: Valor em percentual que é cobrado do beneficiário ao fazer a transferência de um saldo negativo para o próximo mês(repasse) utilizado exclusivamente na Gestão de Faturas.
Reajustar Valor Contrato: Marcada essa opção no principal ao cadastrar um novo imóvel essa opção já fica marcada, sendo sua finalidade para que quando atualizado o valor do contrato já atualize no imóvel.
Imprimir recibo: Marque essa opção para que seja possível imprimir os recibos de recebimentos de parcelas(alugueis).
Imprimir dois Recibos: Marque essa opção se deseja que no recibo seja impresso em duas vias;
Gerar parcela proporcional: Com essa opção marcada, a primeira parcela será proporcional aos dias utilizadas a partir da data de inicio do contrato.
Permitir aluguel antecipado: Marque essa opção se na grande maioria dos contratos trabalham com alugueis antecipados, ou seja, o cliente paga para morar.
Prazo do contrato (Meses): Determinar nesse campo qual é período em meses que será a duração dos contratos, opção já vira como padrão nos imóveis com opção de alteração caso o operador tenha permissão.
Vencimento do contrato: Dia padrão de vencimento dos contratos.
Utilizar abono: Habilita o desconto de pontualidade, ou seja, permite o desconto no aluguel quando o inquilino paga antes do vencimento.
Antecipar Abono(Dias): Antecipa o dia que será considerado para conceder o abono.
Proporcionalizar Abono: Concede o abono proporcional quando o pagamento do aluguel não for referente a um mês inteiro.
Utilizar valor do abono no cálculo do honorário: Marcando essa opção quando cobrado os honorários do beneficiário será sobre o valor liquido(aluguel-abono), caso desejar cobrar os honorários sobre o valor bruto do aluguel não marcar essa opção.
Tipo de IRRF: Nesta configuração, temos 5 opções de Imposto de Renda Retido na Fonte:
Valor dedução simplificada:: Neste campo você pode definir o valor de desconto que será concedido aos clientes no momento de realizar o cálculo do IRRF Retido no fonte, daqueles que possuírem essa opção marcada dentro de seus contratos, conforme Lei 14.663/23.
Apresentar Abono: Opção utilizada para que apresente a quantidade de abono que foi creditado ao locatário por ele ter pago em dia o aluguel.
Mostrar contratos encerrados: Marque essa opção para apresentar na listagem dos contratos os que já foram encerrados.
Habilitar Seguros: Marque essa opção que nos imóveis seja apresentada a Aba Seguros ao cadastrar um novo imóvel.
Habilitar Vistoria Descritiva: Marcar essa opção para apresentar a Aba Vistoria Descritiva nos imóveis cadastrados nesse módulo.
Habilitar agendamento de vistorias: Disponibiliza o processo de agendamento de novas vistorias;
Ordenação Do Extrato De Beneficiário: O extrato do beneficiário é o mesmo documento que o recibo do proprietário, nesse campo deve ser escolhida a ordenação padrão de apresentação dos dados no recibo, estando disponível seis opções, citadas a seguir:
Configurações padrões para o cadastro dos carnês de IPTU, vinculando dados do Módulo Locação ao Módulo Financeiro. Localizado no Módulo Principal > Menu Sistema > Configurações, Aba Locação.
Nos dois primeiros campos é preciso definir em qual " setor " e " plano de conta" do Módulo Financeiro serão movimentado os valores dos IPTUs.
Os demais campos são utilizados para definir a anotação padrão do lançamento do IPTU a ser apresentado na parcela do inquilino(locatário) e também no repasse do beneficiário(locador).
Clicando no botão ADICIONAR CÓDIGO, poderá escolher macros / campos de mesclagem a ser apresentado junto a anotação como código do imóvel, código municipal do IPTU e competência da parcela.
CLASSIFICAÇÃO DO CLIENTE: A Classificação do cliente serve para definir o perfil dos seus clientes dentro do sistema, assim ao criar uma nova solicitação de serviço (manutenção) será apresentado uma Letra ou Numeração em relação ao cliente do mesmo, exemplo, pode-se clacificar os clientes em "A", "B", "C", onde os clientes "A" serão os que mais retornam investimentos a imobiliária, pagando o valor mais caro sobre o aluguel, assim é possível definir uma faixa de valores, já o cliente "B" é o médio, e o "C" é o cliente que possuí o aluguel mais barato.
Clique no botão SALVAR, para aplicar as configurações.