Como alterar situação do boleto?

A alteração de situação do boleto deve ser efetuado por usuário do sistema com Permissão total ou que contenha a permissão de Movimentar situação de boleto no SIMOB.

Para efetuar a alteração da situação do boleto, acessar o Módulo Principal > Menu Movimentação > Boletos bancários.

Para alterar a situação do boleto, primeiramente deverá ser efetuado o filtro para buscar o boleto, pela lupa , nesta etapa é obrigatório utilizar os filtros para informar a situação atual do boleto que poderá ser " Enviado, Gerado, Emitido, Baixado e Antecipado " à ser alterado e a conta bancária(Bradesco, SICOOB, entre outras) que foi gerado o boleto.

Na sequência, basta selecionar o boleto desejado e definir a nova situação que deverá ser alterado como por exemplo " baixa efetivada ", e clicar no botão ALTERAR para confirmar a alteração.

Situação dos boletos:

  • Gerado: Boleto gerado aguarda geração da remessa;
  • Emitido: Boleto registrado no banco;
  • Liquidado: Boleto já recebido no banco e quitada a parcela do inquilino no contrato;
  • Rejeitado: Boleto não aceito pelo banco, ou seja, reprovado, verificar o numero da ocorrência apresentada no relatório do retorno e consultar o banco.
  • Baixado: Boleto recebido direto na imobiliária;
  • Enviado: Boleto está no arquivo remessa, aguardando confirmação do banco, através do arquivo retorno;
  • Baixa Efetivada: Boleto baixado diretamente no banco.
  • Antecipado: Nos casos de antecipação de recebíveis. Ao ler arquivo de retorno e o banco informar essa nova situação, o boleto passa a ter essa situação indicada, podendo ser impresso normalmente. A fatura não é baixada neste caso. Somente ao ler retorno com liquidação.