Acessar o Módulo Principal > Menu Movimentação > Retorno bancário.
Após o envio da remessa ao banco, no dia seguinte o banco disponibilizará o PRIMEIRO arquivo de retorno, o qual deverá ser importado no sistema SIMOB.
Acessar gerenciador/site do banco e efetuar o download do arquivo em seu computador.
Sugerimos a criação de " duas pastas " em seu computador com as seguintes denominações '' RETORNO '' e '' REMESSA '', para organizar tanto os arquivos remessa enviados ao banco, como os arquivos retorno recebidos.
Após abrir o sistema SIMOB e acessar o Módulo Principal e clicar no botão ESCOLHER ARQUIVO, escolher o arquivo que estará salvo na pasta '' RETORNO '' em seu computador, abrir e depois ENVIAR ARQUIVO.
Automaticamente, após a importação do arquivo, conforme orientações acima, a situação dos boletos alterar-se-ão para EMITIDO (MÓDULO LOCAÇÃO>MOVIMENTAÇÃO> GERENCIAR BOLETOS> filtrar), sendo permitido então o envio dos boletos para pagamento dos inquilinos (sugestão de envio: Área do Cliente /Gerenciar boletos/notificações/impressão de etiquetas para os correios).
O arquivo importado ficará disponível para consulta (Módulo Principal> Menu Movimentações> Retornos bancários) através de um relatório em formato PDF, informando as ocorrências como: '' Entrada Confirmada '', Liquidado ou '' Rejeitado '' através de um clique no ícone do olho, na coluna RELATÓRIOS.
O próximo passo então será a liquidação dos boletos e aguardar, pois o banco DEVERÁ disponibilizar o ARQUIVO DE RETORNO DE LIQUIDAÇÃO no dia seguinte, '' o qual também deverá ser importado no sistema SIMOB '', automaticamente a situação do boleto alterar-se-a para LIQUIDADO (MÓDULO LOCAÇÃO>MOVIMENTAÇÃO> GERENCIAR BOLETOS> filtrar ) e a parcela ficará quitada concomitantemente.
'' Esse arquivo de retorno deverá ser descarregado da mesma forma como o primeiro arquivo de retorno. ''
O segundo arquivo importado também ficará disponível para consulta através de um relatório em formato PDF, informação as ocorrências como: liquidado, baixado ou ainda contendo erros, o qual pode ser apresentado quando o valor recebido nas agências bancárias se encontram divergente com o valor esperado e calculado pelo SIMOB, não ocorrendo então a mudança de situação automática.
O agendamento de uma tarefa para execução diária para verificação de liquidações de boletos é utilizado apenas para efetuar consultas posteriores a liquidação dos boletos, gerando relatório de liquidações, evitando que seja necessário verificar todos os dias a liquidação de boletos do PJBank. Após o boleto liquidado automaticamente a parcela ou fatura do condomínio é baixada.
Para que seja possível cadastrar esse agendamento, deve - se solicitar alteração da parametrização a seguir para " SIM ", através da criação de chamado técnico na Área do cliente.
Após habilitada essa parametrização será apresentado novos campos na tela de leitura do arquivo de retorno no Módulo Principal, onde pode ser definido hora e minuto da leitura diária.
Quando os boletos não são emitidos pela conta do PJBank, mas sim, por um banco físico é preciso que busque o arquivo de retorno que descarregou em seu computador e depois agende a leitura para fazer 1 minutos depois, pois o sistema SIMOB não tem integração de sistema com bancos tradicionais.
DICAS IMPORTANTES :
Consultar diariamente o sistema do banco e TODOS OS ARQUIVOS(.ret) DISPONIBILIZADOS DEVERÃO SER DESCARREGADOS OBRIGATORIAMENTE no SIMOB, com a mesma frequência;
Deverá ser descarregado no Simob IMPRETERIVELMENTE PRIMEIRO o arquivo de retorno (Entrada Confirmada) para depois o arquivo de retorno de LIQUIDAÇÃO, pois caso contrário, o sistema não mudará a situação dos boletos, como também não liquidará as parcelas automaticamente;
O registro de boletos referente parcelas já vencidas não são admitidas pelo sistema bancário, sendo assim, apresentarão erros no arquivo de retorno;
Não havendo a mudança da situação dos boletos após a importação de TODOS os arquivos de retorno (Registro e Liquidação) disponibilizados pelo banco e a imobiliária ter CERTEZA de que o NOSSO NÚMERO do boleto está contemplado no arquivo de retorno, deve-se realizar a abertura de um chamado técnico, anexando o arquivo de retorno e adicionando informações precisas na nota referente ao boleto.
Caso o banco não tenha disponibilizado o arquivo de retorno para importação no sistema, a IMOBILIÁRIA deve entrar em contato DIRETAMENTE COM O BANCO e solicitar o arquivo, visto fazer parte integrante do serviço contrato com o banco.