IPTU

Acessar o Módulo Locação > Menu Imóvel > IPTU

iptu

Auxilia a imobiliária na administração dos Carnês do IPTU dos imóveis, auxiliando no controle de repasses ao proprietário, pagamentos do carnê junto a prefeitura e cobrança do locatário.
Para cada registro do carnê no sistema deve haver apenas uma vez o imóvel cadastrado, devendo se acrescentar o IPTU referente aos próximos anos na aba CADASTRO ANUAL, conforme a posse dos carnês.

Vídeo Part. 01 - Demonstrando a Tela do IPTU:

Para iniciar o cadastro de um novo IPTU clicar no botão +Novo IPTU.

novo-iptu

Faça a adição dos dados dos campos Responsável, Descrição, Lote, Quadra, Unidade, Código Municipal, Observações.

Após o preenchimento do campo Responsável na aba DADOS DO IPTU o sistema habilitará novas abas de preenchimento.

Vídeo Part. 02 - Cadastrando Novo IPTU:

Nesta aba deve ser preenchido o percentual de honorário, o qual a imobiliária deseja cobrar do Inquilino e/ou do beneficiário (dono do imóvel), com base no valor do IPTU cadastrado para um imóvel em específico, sendo possível não realiza-lo, mantendo o valor zerado em ambos os campos.

Ipt-imovel

Esta aba se destina ao preenchimento do ano ao qual se refere o IPTU, após a seleção do ano deve-se clicar em + Clique aqui para Cadastrar, habilitando um novo formulário.

Iptu33

Iptu44

O valor a ser cobrado do inquilino será 12 vezes e apenas dentro da competência do ano (até a parcela de vencimento janeiro) - através deste gerenciador - sendo possível personalizar apenas o número de parcelas repassadas ao PROPRIETÁRIO, no campo Número de Parcelas.

No campo '' Tipo cobrança '' o sistema lhe apresenta algumas opções de gerenciamento, a qual deve ser negociada previamente com o proprietário do imóvel no momento da captação:

  • Gerenciamento Total: O carnê fica em posse da imobiliária, a qual é responsável pelo pagamento e a cobrança é realizada do beneficiário e repassada ao inquilino.
  • Repasse: O carnê fica em posse do beneficiário, no entanto, a imobiliária se responsabiliza de cobrar do inquilino para repassar ao beneficiário.
  • Isento: O carnê fica em posse da imobiliária, no entanto, não há cobrança de iptu nem do inquilino e nem do beneficiário.
  • Isento no ano: Mesma situação do '' Isento '' porém, permite efetuar um filtro específico ao final do ano, facilitando a consulta no sistema para definir com o proprietário do imóvel se no próximo ano será cobrado .
  • Inquilino: O carnê fica em posse do inquilino, não havendo repasse de cobrança a ninguém.
  • Cortesia: O carnê fica em posse da imobiliária, a qual é responsável pelo pagamento e a cobrança será feita do beneficiário.

Iptu55

Vídeo Part. 03 - Pagar, Receber:

Na aba pagamento, o campo ANO vem previamente preenchido com o selecionado na aba anterior, já no campo Prefeitura Municipal o sistema busca a prefeitura cadastrada no MÓDULO PRINCIPAL > SISTEMA > GERAL, sendo possível selecionar e editá-la.

Iptu66

Nesta aba ainda, no campo '' Tipo de Pagamento '' deve ser preenchido o modo como será pago o carnê a prefeitura (a vista ou parcela), a conta a qual o inquilino pagará (na imobiliária = CARTEIRA ou será gerado boleto) e se o pagamento ocorrerá parcelado ou à vista.

Após preenchimentos, deve-se clicar no ícone GERAR PAGAMENTOS.

Iptu77

Aba utilizada mais como uma conferencia das parcelas à serem recebidas.

Iptu88

Clicando em '' Atualizar parcelas '', automaticamente as parcelas já existentes para o contrato vinculada a esse IMÓVEL será somada aos valores de IPTU lançado nessa ferramenta dividida em 12 vezes ao inquilino e repassada ao proprietário no número de parcelas configuradas na aba CADASTRO ANUAL.

Iptu99

Iptu1010

Ao final do processo, poderão ser observados os lançamentos. Neste exemplo, foi configurado 10% de honorário tanto para o inquilino quanto para o beneficiário, ou seja, dependendo da configuração irá cobrar 10% a mais do inquilino ou descontar 10% do repasse ao beneficiário.

Iptu1111