1. Acesse o módulo Locação > Imóvel;
1.2 Aba Mídias > Carregar Foto/Vídeo:
1.2 Nesta aba é possível adicionar as fotos e vídeos referentes às vistorias realizadas dentro do imóvel, a fim de que as mesmas sejam apresentadas no relatório final, bem como, que seja possível adicionar as imagens dentro dos detalhes e especificações de cada cômodo e elemento.
1.2.1 Adicione as mídias que deseja no campo a seguir:
1.2.1 Selecionando as opções:
2. Aba Cômodos;
2.1 Novo Cômodo:
2.1.1 Selecione os cômodos vistoriados no imóvel;
A descrição é opcional. Ela pode servir para sinalizar a qual cômodo está se referindo na vistoria, quando há mais de um no imóvel. Exemplo: Quarto 01/Quarto 02, etc.
2.1.2 Novo Elemento:
2.1.2.1 O elemento se refere aos móveis e demais itens que foram analisados durante a vistoria, são aqueles que são descritos e definem se o cômodo apresenta-se em condições habitáveis e de forma regulamentada.
Exemplo:
O cadastro dos elementos padrões é uma maneira de cadastro em lote dos elementos dentro de um cômodo, onde o sistema identifica os elementos que são comuns naquele cômodo. Exemplo: Cômodo: Quarto/Elemento: Cama, etc.
3. Cadastro de Novos Elementos e Cômodos dentro do sistema para incluir na listagem:
3.1 Acesse o módulo locação > Imóvel > Cômodos e Elementos;
3.1.1 Novo Cômodo/Novo Elemento:
Ainda é possível editar a descrição de cada cômodo e elemento.
3.1.2 Efetuar conexões padrões:
Esta opção é utilizada para relacionar o cômodo ao seu respectivo elemento, definindo padrões, para que quando for criado o cômodo no imóvel e criar o elemento dentro deste seja possível apresentar as características padrões em lote. Exemplo: Cômodo: Quarto/ Elemento: puxará de forma automática o item cama, iluminação, entre outros, conforme a imobiliária definir.
4. Nova Vistoria;
4.1 Dados da Vistoria:
Data da Vistoria: Data de entrada no processo;
Tipo de Vistoria: Entrada/Intermediação/Retificação/Saída/Final;
Vistoria Intermediação: Utilizada para passar a ser intermediada pela imobiliária, ou seja, quando o imóvel é captado pela imobiliária.
Vistoria de Entrada: Utilizada para quando o imóvel é locado por novos inquilinos.
Vistoria de Retificação: Utilizada pelo inquilino(os) para retificar/contestar a vistoria anterior descrita do imóvel. Exemplo: A imobiliária não registrou que naquele imóvel há uma infiltração, ao inquilino verificar tal situação, retifica a vistoria anterior para que fique registrado que a infiltração já havia no imóvel antes do mesmo passar a residir nele, pois caso o proprietário não conserte tal situação, o inquilino antes de deixar o imóvel pode comprovar que já estava desta maneira antes de seu ingresso nele.
Vistoria de Saída/Final: Utilizada quando o imóvel locado apresenta encerramento do contrato.
Observação: A imobiliária não é obrigada a utilizar todos esses tipos de vistorias, são apenas opções que o sistema apresenta atualmente. Entretanto, para toda nova vistoria de entrada iniciada no imóvel, caso já tenha registro de uma vistoria anterior, o imóvel deve apresentar uma vistoria de saída, caso sua imobiliária não utilize está vistoria, apenas adicione e selecione a vistoria como saída e coloque uma descrição apenas relatando que foi utilizada para validação no sistema.
4.1 Detalhes da Vistoria (Após definir e salvar as opções anteriores, o sistema apresentará uma segunda aba);
4.1.1 Adicionar Detalhe:
Neste campo será descrito as observações de cada cômodo, bem como de seus respectivos elementos, descrevendo seu estado de conservação e demais críticas.
Cada descrição pode ser editada, além de ser possível adicionar imagens deste elemento ou cômodo para que seja comprovado a descrição.
Segue exemplo:
5. Situação da Vistoria:
A situação da vistoria pode ser alterada clicando sobre o ícone circulado em vermelho, conforme imagem abaixo.
5.1 Situações de Vistoria:
Observação: Só é possível adicionar uma nova vistoria dentro do sistema, caso as vistorias registradas anteriores estejam em situação de Aprovada ou Assinada, sendo que após o status de assinada a vistoria não pode ser mais alterada.
6. Gerando modelo PDF da Vistoria:
6.1 Acesse o módulo Principal > Sistema > Configurações > Campos Personalizados > Modelos;
6.1.1 Campos Personalizados:
Nesta tela será possível definir os campos de mesclagem a serem utilizados dentro dos modelos, estes campos permitem a coleta das informações do contrato e demais dados para então apresentar de forma automática dentro do PDF gerado. Além disso, cada mesclagem apresentará uma função, esta que é descrita no fim da tela.
6.1.1 Selecione o modelo > Vistoria:
Os Campos Disponíveis são as mesclagens disponíveis no sistema (estas que são padrões) para a utilização dentro do modelo, podendo ser selecionada as opções que são necessárias e essenciais a imobiliária, processo realizado selecionando a mesclagem e movendo para o campo da direita, Campos Adicionados, onde será disponível a visualização e seleção dentro do modelo em questão.
6.1.2 Modelo:
6.1.2 Selecione o tipo de modelo:
6.1.2 Em descrição preencha o nome do arquivo. Exemplo: Vistoria com Imagens.
6.1.2 Cole no modelo uma vistoria que poderá ser utilizada como base, afinal qualquer alteração neste modelo afetará todos os imóveis e contratos que utilizam ele. Posteriormente salve.
6.1.2 Selecione o local que deverá ser acrescentado a mesclagem e clique na opção “Mesclagem”, apresentada no canto superior direito.
6.1.2 Selecione o código correspondente ao campo selecionado:
6.1.2 Selecione as opções de vistoria disponíveis para mesclagem (em um mesmo modelo pode ser adicionado mais de uma mesclagem de vistoria, bem como, podem ser criados mais modelos, um para cada mesclagem de vistoria).
Vistoria Detalhe Modelo 1 = Apenas apresenta no documento a descrição da vistoria, descrição que foi preenchida dentro da aba de “Dados Vistoria”;
Vistoria Detalhe Modelo 2 = Apresenta apenas as imagens adicionadas nas descrições dos detalhes;
Vistoria Detalhe Modelo 3 = Apresenta-se as descrições dos detalhes, bem como, as imagens da vistoria realizada;
Vistoria Detalhe Modelo 4 = Apresenta-se as descrições dos detalhes, bem como, as imagens da vistoria realizada, porém em formato maior do que o modelo anterior.
6.3 Para gerar o relatório em PDF acesse o imóvel > edite a vistoria > Modelo de Vistoria: Selecione o modelo respectivo e então gere o PDF.
Antes de ser gerado o relatório em PDF é possível editar esta vistoria, caso necessite, apresentando opções de tamanho de fonte, formatação, posição do texto, etc.
Qualquer dúvida a equipe Flexpro Sistemas está a disposição!