Seguro Incêndio – Por que é importante para sua imobiliária!

16 de dezembro de 2021
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Se você tem ou faz parte de uma imobiliária, certamente já ouviu falar do seguro incêndio, que nada mais é do uma garantia que assegura os imóveis, sejam residenciais, pontos comerciais ou outras categorias de imóveis. Porém, talvez você ainda não saiba da importância de contratá-lo.

É importante compreender que o seguro incêndio pode variar de acordo com o tipo de contratação, além disso, ao fazê-lo o que é levado em conta é o valor para a reconstrução, não o valor de venda do imóvel.

Qual é a relação entre o valor do seguro e o valor do imóvel?

Mesmo que todo o imóvel tenha sido danificado, a relação direta da cobertura do seguro incêndio com o valor de mercado do imóvel não costuma ser a fórmula mais adequada. Normalmente o valor de reconstrução é menor que o valor de mercado, mas pode também ocorrer o inverso, especialmente se o imóvel estiver numa área muito desvalorizada.

Contratar um valor maior de cobertura do que o necessário para a reconstrução só deixará o seguro mais oneroso, uma vez que a seguradora somente indenizará o valor necessário para reparar ou reconstruir os danos causados, independentemente se o valor da cobertura contratada tenha sido superior.

Afinal, quem paga o seguro incêndio?

O seguro residencial ou de um imóvel comercial contra incêndio pode ser cobrado do inquilino, conforme é previsto na Lei do Inquilinato. Aliás, pode e deve-se avaliar a inclusão de coberturas adicionais para sua proteção, como conteúdo do imóvel, danos elétricos, entre outras. Várias dúvidas deste porte foram esclarecidas nesta live, clique e assista!

Serviços de assistência:

Outra vantagem para o adquirir o seguro contra incêndio, é poder utilizar os serviços de assistência ao imóvel, que geralmente as seguradoras oferecem como benefício. Os serviços básicos de reparos cobrem a mão de obra e são de grande ajuda, ainda que o material necessário para o reparo fique por conta do cliente.

ATENÇÃO!

Muita gente acha que se o seguro do condomínio já foi contratado, o apartamento também estaria coberto, mas na realidade, o seguro do condomínio cobre os sinistros que se iniciam nas áreas comuns. Ou seja, se uma das unidades pegar fogo, o seguro condominial não cobriria os danos. O sinistro tendo origem em uma área comum e afetando uma unidade, ainda assim, o interior não estaria coberto, especialmente o conteúdo.

O oferecimento do seguro ao inquilino é de extrema importância para a segurança de ambas as partes, além de trazer vantagens e credibilidade a imobiliária. Então, se você faz parte de uma imobiliária, vale a pena conhecer mais a fundo as possibilidades que os seguros oferecem. Hoje, por meio do Simob, é possível solicitar uma cotação e a contratação por meio do sistema. Entre em contato para saber mais!

Infelizmente a ocorrência de incêndio em imóveis residenciais ou comerciais é um risco real. Ou seja, além de ser muito importante, ao fazer a conta do que o seguro incêndio garante, comparado ao valor investido no seu pagamento, torna-se bem vantajoso.

Gostou dessa informação e quer saber mais? Você pode entrar em contato com um de nossos consultores e tirar suas dúvidas sobre este e outros assuntos: Flexpro Sistemas – soluções inteligentes e inovadoras para a gestão imobiliária.

 

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.