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POR QUE A SUA IMOBILIÁRIA DEVE IMPLANTAR UM CRM?



Vamos começar com a frase de Sam Walton: “Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar.” Nenhuma Imobiliária no mundo, sobrevive sem clientes, por isso, precisamos manter o foco neles. Cada dia as expectativas em produtos, serviços e atendimento são maiores, portanto, não podemos vacilar!

Mas afinal, o que é CRM? Uma ferramenta para Gestão de Relacionamento com o Cliente e que pode ser entendido como uma filosofia, uma estratégia e um processo, utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los e facilitar o cruzamento destas informações.

Ao voltarmos novamente para o foco no cliente, pode-se dizer que é uma ferramenta utilizada para prospecção, aquisição, atendimento, transação e construção do relacionamento de longo prazo com os clientes.

Com um CRM, a Imobiliária consegue conhecer as preferências e comportamentos de cada cliente. E, por meio de segmentação dos consumidores de acordo com seus interesses e necessidades, os corretores podem pensar em novas maneiras de atende-los melhor e, assim, aumentar as vendas.

Ao utilizar o CRM dentro da Imobiliária, surgem vários benefícios, estes que tem relação aos objetivos que poderíamos assim apresentar:

1. Aumentar a Carteira de Negócios

Através do CRM os corretores de imóveis podem organizar suas tarefas, e principalmente as informações dos novos clientes, tanto de vendas como de locação. Com o CRM a Imobiliária evita que uma pessoa seja cadastrada em duplicidade e que pessoas diferentes entrem em contato com os potencias clientes.

Os corretores podem classificar os clientes, tomando decisões mais acertadas, inclusive pode-se obter um melhor controle dos imóveis oferecidos para esses novos clientes. Bem como, os administradores também podem avaliar o desempenho dos corretores, além de ter acesso a informações não dependendo da estrutura física, podem consultar sua agenda de compromissos mesmo estando fora da Imobiliária.

Com todos os dados cadastrais e o histórico de contato de cada cliente, a equipe de corretores da imobiliária consegue personalizar o seu atendimento e ter um relacionamento mais pessoal com ele, sem que o cliente precise relatar sua demanda ou problema mais de uma vez.

2. Melhorar os resultados da equipe

Com o CRM os corretores de imóveis conseguem ter foco no seu trabalho, pois tem condições de visualizar os seus resultados e com isso aumentar a sua produtividade. Se o corretor passa o dia sem saber direito o que fazer, para quem ligar ou qual imóvel visitar, dificilmente terá bons resultados. Se o corretor não vende, não é só ele que perde a comissão, a Imobiliária também fica sem, por isso é importante monitorar o trabalho diariamente.

3. Funil de Vendas

O Funil de Vendas é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o futuro cliente de locação ou vendas a partir do momento em que ele inicia o atendimento na empresa até o fechamento do negócio.

O Funil de Vendas do CRM Simob é composto de 5 etapas - Prospecção, Contato, Proposta, Acompanhamento e Fechamento do negócio, tanto de vendas, como de locação.

O CRM permite que a equipe de vendas identifique em que estágio da jornada de compra um determinado cliente se encontra. Assim, ela pode melhorar as suas abordagens e conduzir os clientes rumo ao fechamento do negócio, sem atrasos, falhas ou excesso de burocracias.

4. Informações disponíveis

Com o CRM, tanto o gestor quanto os corretores, estão com as informações facilmente disponíveis, facilitando as reuniões de equipes e avaliações de desempenho.

Será possível observar a quantidade de interações, propostas encaminhadas, clientes novos, atividades realizadas, e bem como a origem dos leads.

5. Funil de Vendas - Prospecção

O item Prospecção não faz parte da maioria dos Funis de Venda dos sistemas, no CRM Simob achamos importante disponibilizar esse passo. Pois o corretor também deve trabalhar na prospecção de clientes, antes de efetivamente iniciar o seu trabalho.

Um dos principais cuidados que as Imobiliárias precisam ter é em não contratar um CRM genérico, pois em primeiro lugar não terá uma ligação direta com o seu software de gestão. Em segundo lugar, não estará preparado para as rotinas que as Imobiliárias adotam e trabalham, inclusive com itens totalmente diferentes da realidade da Imobiliária.

Os gestores da Imobiliária, por mais atarefados que estejam, precisam ouvir a opinião de todos aqueles que irão utilizar o software no dia a dia da Imobiliária. É muito importante que se façam reuniões frequentes com a equipe para monitorar o desempenho de cada corretor. Isso trará motivação e um ótimo desempenho para os colaboradores.

Observa-se que muitas vezes os corretores acham que o CRM não irá lhes auxiliar, e sim apenas monitorar o trabalho deles. Entretanto, quando estes recebem feedbacks, acompanhamento, e empoderamento por parte dos gestores, melhoram seu resultado individual, os resultados da empresa crescem, e com isso, todos tendem a ganhar!

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