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Por que é importante ter e saber definir os indicadores de desempenho para a sua Imobiliária?



Para a Imobiliária, os indicadores de desempenho são uma ferramenta de gestão importante para conferir objetividade aos diagnósticos e às decisões. Afinal, com eles, a percepção do profissional é complementada com informações estatísticas sobre processos, pessoas, atividades e principalmente resultados.

As Imobiliárias podem ter diferentes formas de realizar as medições e podem ao longo do tempo alterar os itens de análise tornando-a mais diversificada. Os Gerentes das Imobiliárias, precisam saber como isolar os critérios essenciais em cada situação, a fim de gerar uma base de dados úteis para ações mais efetivas.

O que são indicadores de desempenho?

São informações quantitativas e qualitativas utilizadas para avaliar resultados, processos, atividades e outros aspectos de uma Imobiliária. Resumidamente, essas informações fornecem uma base de dados estatísticos que, uma vez interpretada, permite a compreensão de atributos-chave, como eficiência, eficácia ou nível de satisfação.

A título de exemplo, imagine que você precise avaliar a eficácia dos corretores de locação ou vendas de uma Imobiliária. Em semelhante caso, certos números podem fornecer uma pista de quem seriam os corretores mais qualificados: os negócios fechados por dia/mês, o percentual de clientes potenciais atendidos e convertidos em efetivos, o ticket-médio, a despesa média para adquirir o novo cliente ou a venda efetiva do imóvel, entre outros.

Com efeito, após a coleta dos dados que pode ser através do software de gestão adotado pela Imobiliária, se um corretor/atendente produz volumes ou percentuais satisfatórios no itens mencionados, podemos concluir que há uma grande probabilidade de ele(ela) adotar técnicas eficazes, ou a própria Imobiliária adotar as técnicas. Note que a resposta é fruto de uma comparação:

- Indicador – o quanto o corretor de imóveis produziu nos quesitos avaliados;

- parâmetro ou meta – quanto que a Imobiliária esperava que fosse produzido;

- comparação – os números estão abaixo, dentro ou acima das expectativas;

- conclusão – se está dentro ou acima das expectativas, é provavelmente eficaz.

Vale ressaltar que o “provavelmente eficaz” é um alerta que para que a Imobiliária inclua o aprendizado como parte dos processos da Imobiliária. Isto é, quando os indicadores apontam uma direção, há grandes chances de ela estar correta, mas só teremos certeza se investigarmos os porquês.

Definir os indicadores de Desempenho?

Definir os indicadores de desempenho com eficiência concederá uma base de dados muito mais objetiva sobre o funcionamento das partes da sua Imobiliária. A base de dados é formada através do software de gestão que a sua Imobiliária utiliza. Igualmente, é possível associar a medição a outras ações, a fim de buscar uma melhoria constante de pessoas, processos e resultados.

Os indicadores podem ser visualizados pelo Gestores através do BI – Business Intelligence que estará presente no software de gestão adotado pela Imobiliária. Estes indicadores, sendo visualizados através de gráficos facilitam o trabalho dos gestores da imobiliária na reunião com os corretores, melhorando os processos acima mencionados.

Nutrir a Imobiliária com informações relevantes

A primeira função dos indicadores/relatórios ou o BI é fornecer dados para alimentar a decisão dos gestores. Isto é, as medições, quando partes de um sistema eficiente, diferenciam o quadro atual das diversas parte do negócio, possibilitando que os Gestores definam os próximos passos de modo mais claro.

Identificar erros e acertos

Através dos números e dos gráficos é possível identificar os sintomas de que um setor não está conseguindo atingir os resultados esperados. O Gestor pode buscar as causas do problema e tomar providências para corrigir rumos. Logo, os indicadores de desempenho são importantes para a melhoria contínua.

Trabalhar com metas

As mensurações são importantes também para a definição de metas, servindo como critério para verificar se o desempenho foi acima, dentro ou abaixo das expectativas. Consequentemente, essas estatísticas revelam-se importantes para os planos de ação da Imobiliária.

Ao se planejar, o gestor buscará o conjunto de indicadores que, alcançando em certa medida, pode concretizar os objetivos. A partir daí, as estratégias são fixadas para que a organização e seus colaboradores alcancem esses degraus.

Quais são os benefícios de boa definição de indicadores?

O uso adequado dos indicadores de desempenho pode trazer melhorias para os setores, processos, relação com os colaboradores, entre outras. Exemplos desses benefícios são os seguintes:

- transparência – as avaliações, metas e decisões são baseadas em elementos conhecidos e objetivos, ou seja, os números da Imobiliária são conhecidos e mostrado a todos nas reuniões;

- melhoria contínua – o acompanhamento permite que a Imobiliária busque sempre novos patamares de eficiência;

- distribuição justa de benefícios – a Imobiliária pode aferir objetivamente quem atingiu os resultados e conceder promoções e incentivos de forma mais justa;

- melhoria nas decisões – as decisões serão baseadas em subsídios mais confiáveis;

- Aprendizado – os indicadores criam condições para investigação das origens de fraquezas e fortalezas da Imobiliária.

Sendo assim, é importante que a Imobiliária defina quais os números que ela deseja monitorar diária ou mensalmente e através do seu software de gestão possa buscar facilmente essas informações. Também possuindo o Business Intelligence as informações estarão facilmente disponíveis para a análise sem a necessidade de procurar diversos colaboradores para a alimentação e criação de gráficos de desempenho.

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