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Segunda Dica – Visita aos Imóveis



Como segunda dica que estamos sugerindo para as Imobiliárias, vamos falar sobre a Visita nos Imóveis. Como já comentamos anteriormente, as informações que são repassadas abaixo tem o intuito de ajudar no crescimento da carteira de locações da Imobiliária.

A Imobiliária após realizar um esforço enorme em captar imóveis, precisa alugar estes mesmos imóveis.

Diariamente, se a Imobiliária estiver fazendo um acompanhamento, com certeza, vai verificar que muitas visitas são realizadas nos imóveis.

Normalmente, os interessados procuram a Imobiliária e os atendentes entregam as chaves para os potenciais clientes, que mediante a entrega de algum documento visitam o imóvel.

Ao retornar da visita, as chaves são entregues para o atendente que recebe as chaves e devolve o documento. Nesses casos se dá por encerrado a tratativa comercial. No máximo o atende pergunta se o interessado gostou do imóvel.

Com esse trabalho, infelizmente, a Imobiliária não justifica a cobrança do Agenciamento/Intermediação do proprietário e até mesmo os honorários de administração.

Inclusive o próprio proprietário não sabe que o imóvel está sendo visitado e muito menos qual o parecer que esses interessados vem informando para não alugar o imóvel.

O que estamos sugerindo nesse post, é que o atendente se desloque junto ao interessado na visita ao imóvel.

Entendemos que muitas vezes a Imobiliária não possui estrutura que permita a visita em todos os imóveis, mas é importante que a própria Imobiliária analise quais e que tipo de cliente está recebendo a chave. Por vezes, a Imobiliária possui duas recepcionistas/corretores, desta forma, pode haver um revezamento e enquanto um(a) está fora visitado imóveis a outra(o) pode auxiliar no atendimento interno.

Nomeamos aqui, algumas situações que reforçam a necessidade de alguém estar junto na visita do imóvel:

1 – Os atendentes/corretores irão conhecer efetivamente o imóvel;

2 – A Imobiliária não irá correr o risco de portas, janelas, torneiras ficarem abertas e com luz acessa no imóvel;

3 – Também não se corre o risco de alguém tirar cópia das chaves;

4 – Caso houver algum problema no imóvel ou manutenção à ser realizada o próprio atendente/corretor já consegue identificar e justificar junto ao proprietário, bem como negociar com o interessado;

5 – Os argumentos e a identificação da necessidade dos interessados é muito mais clara

Sugerimos também que o atendente/corretor se desloque até o imóvel com o automóvel do interessado e não com veículo da Imobiliária. Isso evitará custos adicionais e por vezes visitas com outro intuito e não aquele de realmente alugar o imóvel.

Após a visita do imóvel é primordial o atendente/corretor registrar no software de gestão o parecer do interessado, inclusive informando se a negociação não foi concluída por algum problema no imóvel, valor ou manutenção à ser realizada. Esses argumentos registrados, são muito fortes perante eventual negociação junto ao proprietário.

O registro da visita no software de gestão também será um indicador de desempenho entre a quantidade de visitas realizadas e a quantidade de negócios efetivados, possibilitando a Imobiliária a realização de analises de desempenho, bem como outras analises conforme os tipos de imóveis procurados e os tipos de imóveis em oferta.

O parecer ou a informação de que imóvel foi visitado precisa ser repassada para o proprietário do imóvel.

Uma vez que o proprietário recebe as notificações das visitas que são realizadas no seu imóvel, justifica claramente o trabalho da Imobiliária, por vezes, não havendo mais o questionamento da cobrança dos honorários e principalmente do agenciamento/intermediação que a Imobiliária cobra no início do contrato.

O fato da Imobiliária informar ao proprietário que o seu imóvel vem sendo visitado, mostra o empenho, a dedicação e o comprometimento na realização de um trabalho sério e transparente trazendo a tranquilidade ao proprietário que o seu patrimônio vem sendo cuidado como se fosse da própria Imobiliária.

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