Diretor de locação: Como exercer.

As funções de um diretor de locação
10 de setembro de 2021
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Afinal, como ser um bom diretor de locação? Como desempenhar esse cargo com excelência? A gerência é uma tarefa que envolve muitas responsabilidades, como a supervisão de equipes, controle de indicadores e resultados, lidar com conflitos, dificuldades e desenvolvimento dos funcionários e da empresa.

Reunião de diretor de locação

Para isso, é imprescindível que o gestor tenha algumas habilidades e competências que são necessárias para desempenhar esse cargo tão importante para o crescimento de um negócio. Se você precisa contratar um diretor de locação ou é quem desempenha esse papel, confira a seguir algumas atribuições importantes.

Planejamento e organização da direção da locação.

A organização e a capacidade de fazer planejamentos é uma habilidade importante para qualquer tipo de cargo, mas como diretor de locação são duas competências fundamentais para o sucesso dos processos e, consequentemente, da empresa.

Além de manter a ordem da imobiliária, o diretor precisa ter um bom planejamento de suas tarefas para que não deixe de pagar as faturas, fornecedores, salários, impostos e despesas da imobiliária.

Essas competências também são essenciais para que o diretor consiga gerenciar as contas a receber para garantir que ninguém deixou de pagar o que deve, evitando os prejuízos e inadimplência na imobiliária. Então fique de olho nisso para evitar problemas no futuro.

Conhecimento como diretor de locação e dos processos imobiliários.

Como ser um bom diretor de locação se você não tem conhecimento da sua área de atuação e segmento da empresa em que trabalha, não é mesmo? Sendo assim, é imprescindível que, para ser um profissional de excelência, o gerenciamento da empresa fique por conta de uma pessoa capacitada, bem treinada e que tenha completo conhecimento sobre a função que exerce, processos que devem ser feitos e tarefas que precisam ser realizadas diariamente.

O mercado tem mudado a todo o momento, com uma velocidade impressionante. Os métodos de gerenciamento ficam ultrapassados em pouco tempo e logo surgem novos estudos e estratégias para otimizar e melhorar os resultados de uma empresa.

Com isso, além de o diretor de locação precisar ter aptidão e experiência de gestão e administração, é preciso que busque sempre por atualizações, novos conhecimentos, procure por cursos de reciclagem e que incentive a sua equipe a fazer o mesmo.

Resiliência.

A resiliência é definida como a capacidade de retornar à sua condição e forma inicial após passar por condições extremas. Portanto, é a habilidade de seguir em frente e resolver os problemas em meio às adversidades e obstáculos que encontra no dia a dia.

A rotina de um gerente é repleta de desafios, frustrações e resultados que acontecem diferente do que se espera. No entanto, é preciso que tenha resiliência nesses tipos de situações para que elas não ocorram novamente. Para isso, é importante que o setor da gerência tenha a capacidade de:

  • Não ter medo de receber críticas;
  • Sempre tentar de novo;
  • Implantar novas estratégias para não cometer os mesmos erros;
  • Ensinar e ajudar os funcionários a serem mais resilientes.

Além disso, quando um gerente é resiliente, toda a organização estará mais motivada, criando um ambiente construtivo, saudável e de superação das dificuldades.

Diretor de locação e comunicação.

Como ser um bom gestor sem saber se expressar e conversar, não é mesmo? O cargo de gerência é aquele que vai instruir, treinar, ajudar e supervisionar diversas tarefas dos funcionários. Sendo assim, é preciso ter facilidade em comunicar-se com os outros e ter clareza nas ideias que quer transmitir.

Para isso, o indicado é ser o mais objetivo possível e evitar muitos rodeios na conversa para garantir que o colaborador entenda o que você queria transmitir. Além disso, para ter uma boa e direta comunicação, o gestor deve saber ouvir e interpretar as reclamações, dores e necessidades do funcionário. Assim, conquistará a confiança deles e permitirá um ambiente mais agradável e com bons resultados.

Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar nisso:

Simpatia

Usar um tom amigável, simpático e tranquilo tem a capacidade de encorajar o outro, fazendo com que o funcionário se sinta mais confiante em expressar suas dúvidas ou angústias. Essa dica também vale para a comunicação por e-mail e telefone.

Linguagem corporal

A comunicação não verbal também precisa de atenção para conseguir expressar o que deseja. O contato visual, a gesticulação das mãos e até mesmo o tom de voz são capazes de ajudar ou dificultar a compreensão do outro. Então, olhe nos olhos de quem está dialogando com você e sempre mostre que está focado e interessado no assunto.

Empatia

A empatia, assim como a resiliência é uma capacidade humana. Compreender a dor do outro como se fosse a sua é a melhor maneira de chegar às soluções rápidas e justas para ambas as partes.

Acesse esse outro conteúdo complementar sobre capacitação da equipe.

Raciocínio rápido

Em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas acontecem situações, problemas, dúvidas e erros a todo o momento. O cliente não gosta e não deve ficar esperando. Um pedido de desculpas sem uma solução ou resposta não resolverá o problema dele.

Então, para ser um bom diretor de locação é importante ter raciocínio rápido, ter eficiência na resolução de impasses e pro atividade ao executar as mais variadas atividades. Acabou uma matéria-prima ou produto antes do previsto? O gestor deverá pensar em possibilidades imediatas para agir e resolver o problema.

Assim, pode-se entender que a resposta de como ser um bom diretor de locação está na dedicação e desenvolvimento dessas habilidades e capacidades que citamos.

Elas são imprescindíveis para ter sucesso no trabalho e na empresa. Afinal, a gerência é um dos cargos que está diretamente ligado aos resultados das vendas, pois, é ele quem busca bater metas, gerenciar equipes e resolver problemas que prejudicam o lucro do empreendimento.

Sobre a Flexpro Sistemas

A Flexpro Sistemas desenvolve o SIMOB – Sistema de Gestão para Imobiliárias .

O Simob é um software ERP para imobiliárias, com módulos totalmente integrados, permitindo o gerenciamento de diversos departamentos da sua empresa e uma gestão inteligente e segura do seu negócio.

Alcance suas metas com a ajuda de um especialista.
Deixe seus dados, nossos especialistas entraram em contato – gratuitamente.

www.flexpro.com.br

Ao acessar o site da Flexpro, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.