A importância do TI para o sucesso de uma imobiliária

As Imobiliárias brasileiras vêm experimentando mudanças profundas em relação à elaboração de novos projetos, processos de gestão e estratégias para a expansão de sua atuação no mercado.

A tecnologia está cada vez mais atuante dentro dos sistemas de atuação de uma imobiliária. Afinal, as organizações estão exigindo cotidianamente um processo de gestão mais ágil e inteligente, o qual o sistema de informações é essencial para o desenvolvimento das mesmas.  

É necessário compreender como a Tecnologia da Informação pode ser o melhor caminho para deixar os negócios das Imobiliária mais estáveis, organizados e potentes para atuar com sucesso no sistema empresarial. 

Os profissionais de TI precisam adotar práticas e soluções que abordam o aperfeiçoamento dos processos de gerenciamento de informações e focar nos resultados finais que beneficiarão a imobiliária.  

A importância da TI nas empresas

A TI envolve todas as atividades, dados, softwares, programações que utilizam de recursos computacionais e tecnológicos para atuar dentro das organizações, essas ferramentas podem ser utilizadas para gerar melhorias na imobiliária.  

O domínio dessas habilidades pelo setor de tecnologia da informação é essencial para que as imobiliárias possam se destacar com uma posição mais elevadas que seus concorrentes.  

A própria economia, baseada na Tecnologia da Informação, exige das companhias conhecimento e recursos adequados para identificar, coletar, interpretar, trabalhar e gerenciar sua base de dados.

Todo o conhecimento necessário para o domínio dessas habilidades é primordial para que as imobiliárias obtenham uma posição cada vez mais relevante e destacada no mercado em relação a seus concorrentes. Por isso, a busca pela inovação deve ser constante e eficaz — só assim ela trará resultados consistentes para o negócio.

É importante destacar, contudo, que somente grandes investimentos na área de TI não são suficientes para gerar vantagem competitiva para a organização. O diferencial só aparece quando o gestor entende a real importância da TI e passa a utilizar seus recursos de forma inteligente, direta, com foco na competitividade e no crescimento empresarial.

O papel de uma boa equipe de TI

As soluções de TI voltadas para o ambiente organizacional estão se desenvolvendo em uma velocidade cada vez mais acelerada para oferecer maior segurança e eficiência para as empresas.

Para aplicar novas ferramentas e tecnologias na companhia, é importante contar com uma equipe de TI especializada no assunto. É essencial que ela esteja atenta às novidades e às demandas do mercado e apta a fazer as mudanças que sejam necessárias visando a constante modernização das organizações.

Um sistema integrado de TI oferece informações que se interligam diretamente com os sistemas operacionais fundamentais para a empresa, como por exemplo os sistemas de controle de banco de dados, o planejamento e a programação de novos recursos.  

A adoção de um sistema em TI possibilita aos gestores fazer mais em menor espaço de tempo, fazendo com que a eficiência resulte em economia de tempo e maior produtividade.

Perfil de um Profissional de TI

Atualmente, as pessoas que trabalham na área de TI não podem se acomodar nos conhecimentos adquiridos na faculdade e em sua experiência profissional. O novo profissional de TI precisa ter foco na inovação e ir muito além dos conhecimentos em tecnologia.

Só um profissional em constante desenvolvimento consegue otimizar o tempo e os processos da empresa e, consequentemente, elevar sua produtividade e eficácia. Para atingir esse objetivo, é necessário que as equipes vejam a organização e seus processos de forma integrada para criar soluções diferenciadas, que impactem positivamente o negócio.

Para ser um profissional de TI de ponta é preciso compreender as novas competências que o mercado exige. Algumas dela, visão de negócios, relacionamento interpessoal, abertura para a inovação, criatividade, conhecimento e atualização, raciocínio analítico.

Motivos para investir no departamento de TI e em novas tecnologias

Com a constante evolução da tecnologia da informação e a criação de novos conceitos, soluções e aplicações que agregam valor às marcas, cada vez mais as empresas estão se conscientizando da importância da TI e dos diversos benefícios que ela traz para o negócio.

Se você ainda não se convenceu de que precisa utilizar a TI como ponto-chave para o crescimento da organização e o aperfeiçoamento de seus serviços, veja algumas razões pelas quais investir na tecnologia da informação pode trazer grandes benefícios para a sua empresa.

Aumento da produtividade

Com as soluções tecnológicas implantadas na área de TI, é possível utilizar softwares que otimizem processos rotineiros, que reduzem — e, em muitos casos, eliminam — a necessidade de controle manual. Assim, os colaboradores podem trabalhar em atividades mais estratégicas, sem se distrair com assuntos operacionais.

As ferramentas de TI também contribuem para gerenciar o grande volume de informações que são enviadas e recebidas pela empresa, fazendo o backup e armazenamento automático dos dados. Isso é essencial para otimizar o processo e manter a disponibilidade do sistema para os profissionais, que perdem menos tempo com paradas e falhas.

Comunicação eficiente

Com as plataformas e tecnologias baseadas na nuvem, os colaboradores conseguem se comunicar de forma rápida e eficaz com equipes, superiores, fornecedores e até mesmo com os clientes.

Isso é possível graças a aplicativos corporativos de mensagens instantâneas (que contribuem para a redução de custos com telefonia), envio de e-mails e videoconferências. Essas ferramentas fazem com que as pessoas que estão distantes do escritório possam participar de reuniões e trocar informações relevantes com os mais diversos setores da empresa.

Relacionamento próximo com o cliente

Com as facilidades oferecidas pela TI, os profissionais podem utilizar recursos para criar apresentações diferenciadas para os seus clientes acerca de seus produtos e serviços, chamando mais atenção e despertando o interesse dos mesmos para a sua marca.

O setor de marketing também sai ganhando, já que pode utilizar os bancos de dados dos clientes e avaliar suas preferências para criar campanhas de divulgação e vendas, comunicar sobre novos produtos e promoções, além de oferecer suporte no pós-venda — o que eleva a experiência do consumidor a um patamar mais elevado.

Mais Segurança da Informação

A principal contribuição da TI nas empresas diz respeito à segurança que ela proporciona contra ataques na internet, protegendo os seus dados pessoais e o de seus clientes. Além disso, as novas tecnologias — em especial, o cloud computing — proporcionam maiores camadas de segurança e encriptação dos dados, evitando problemas para os gestores.

Com os backups automáticos é possível recuperar informações no caso de uma falha ou queda do sistema sem qualquer prejuízo à integridade dos dados.

Aumento da disponibilidade de sistemas e informações

O investimento na área de TI contribui significativamente para aumentar a disponibilidade do sistema e a velocidade na disponibilidade das informações oferecidas. Isso torna o ambiente de trabalho mais organizado, mais fácil de ser gerido e mais ágil na obtenção das informações necessárias para a execução das atividades dos profissionais.

Além disso, a disponibilidade de informações ganhou força com a mobilidade, permitindo que os profissionais possam acessar o sistema corporativo de qualquer lugar, em qualquer momento, por meio de notebooks, tablets e smartphones. Essa funcionalidade torna a realização de suas funções bem mais rápida e eficaz.

Como podemos observar, o investimento no setor de tecnologia da informação, seja em infraestrutura, seja em novas soluções, traz vantagens organizacionais que vão desde a otimização de processos até a possibilidade de trabalhar remotamente, graças à mobilidade.

Conclusão

É importante lembrar que o novo papel da tecnologia da informação nas empresas exige uma mudança de paradigma e uma hierarquia horizontal, por meio da qual os profissionais têm mais acesso a líderes e gestores.

A rapidez do avanço tecnológico não permite que a organização fique parada no tempo. É preciso apostar em novas soluções corporativas para integrar todos os setores da empresa e transformar a TI em um verdadeiro diferencial competitivo.

Ficou interessado? Precisa de mais informações sobre nossas soluções?
Converse com nossos consultores.