5 DICAS PARA CUIDAR DOS ALUGUÉIS À RECEBER DE SEUS INQUILINOS

Fazer os Contratos de Locação e ter inquilinos querendo alugar imóveis pode ser bastante fácil, mas é preciso ter cuidado. Reunimos algumas dicas para ajudar manter os aluguéis à receber sob controle.

Contas à Pagar são aqueles compromissos que sua Imobiliária assumiu com os fornecedores ou proprietários para os aluguéis garantidos. As contas à receber, ao contrário, são as obrigações que pessoas, inquilinos ou outras empresas assumiram com a sua empresa.

Oferecer facilidades para alugar imóveis ou pagamentos a prazo pode ser um grande atrativo para conquistar novos clientes. As pessoas são atraídas pela possibilidade de alugar, comprar e pagar depois. Porém, isso também significa que os clientes poderão atrasar os pagamentos.

É aí que mora o perigo! O atraso nas contas a receber pode fazer com que o dinheiro entre mais tarde do que o esperado. Sem dinheiro, será mais difícil honrar com as contas a pagar que sua empresa já assumiu.

Com este abacaxi nas mãos, muitos empreendedores se vêem na obrigação de pegar dinheiro emprestado para fazer novas compras e principalmente para honrar os proprietários de imóveis, o que irá gerar juros e poderá comprometer ainda mais as contas no futuro.

Vamos combinar: esta confusão não é nada saudável para o fluxo de caixa da sua empresa.

Para evitar dores de cabeça e tornar o controle financeiro da sua empresa mais eficiente, fique atento às dicas a seguir:

1. Não demore a emitir suas cobranças

Se você atrasa o envio de cobranças para os inquilinos, eles também atrasarão o pagamento. A dica é registrar a programação dos aluguéis no momento em que o Contrato de Locação é efetivado e emitir a cobrança do primeiro aluguel (boleto, fatura, etc) logo em seguida e principalmente, todos os meses, mandar com bastante antecedência para o Inquilino. Assim, o controle financeiro se mantém atualizado e o seu cliente se programa melhor para efetuar o pagamento na data prevista.

2. Facilite o pagamento antecipado ou em dia

Oferecer descontos ou outras vantagens para quem paga antes ou no dia do vencimento pode diminuir o risco de atrasos. Antecipar os recebimentos é, com certeza, uma ótima aposta. Você poderá contar com esse dinheiro no caixa antes do previsto e, ao mesmo tempo, aplicar uma boa estratégia de fidelização de clientes.

3. Cuidado com quem costuma pagar em atraso

Oferecer crédito continuamente para clientes que demoram a pagar pode ser um perigo. Por isso, mantenha um histórico financeiro destes clientes e fique atento, na hora de fazer novos Contratos de Locação, se pode oferecer crédito para eles.

4. Não tenha medo de cobrar seus clientes

Muitos empreendedores têm medo de que, se cobrarem, perderão os clientes. No entanto, é muito comum que os clientes apenas se esqueçam da data de vencimento. Por isso, envie um lembrete antes do vencimento e se possível, automatize o processo de envio de cobranças e lembretes de pagamentos para economizar tempo com o controle de contas a receber.
Lembre-se: os aluguéis à pagar são obrigações e você tem o direito de cobrá-las.

5. Facilite o Controle Financeiro

Transformar os aluguéis à receber em dinheiro no caixa é uma das principais formas de manter a saúde financeira da sua empresa. Para facilitar este processo, procure utilizar uma ferramenta que tenha integrado o controle de recebimentos com a emissão de cobranças e o fluxo de caixa.

O SIMOB é nossa indicação. Nele, existe uma solução prática para receber de seus clientes por boleto ou na própria Imobiliária, com baixas automáticas e conectadas ao controle financeiro.

Com estas dicas, você verá que a gestão de aluguéis pode ser muito mais simples do que parece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *